O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Eu, meu inimigo



Assisti a um filme franco-inglês, escrito e dirigido pelo ex da Madonna (Guy Ritchie), chamado “Revólver”. Filme cabeça, prá se pensar. Tem algumas frases que registrei do filme, acompanhem:

- “O maior inimigo se esconderá onde você menos espera” (Julio César)
- “Você só se supera combatendo um oponente mais inteligente” (Fundamentos do Xadrez, 1883)
- “Quanto mais sofisticado o jogo, mais sofisticado o oponente” (autor desconhecido)
- “Você atira um osso para o cachorro e descobre suas fraquezas” (autor desconhecido)
- “Os amigos estão próximos, mas o inimigo está mais próximo” (“Estrada para o Suicídio”)
E dos psicólogos e filósofos consultados pelo autor-diretor, o Guy:
- “O ego é o pior dos trapaceiros que podemos imaginar, pois não o vemos”
- “O problema é que o ego se esconde onde você menos espera. Os pensamentos e sentimentos dele parecem ser os seus, você pensa que é você.”
- “A necessidade de proteger o ego não tem fronteiras, Ele mente, engana, rouba, mata, faz o que for preciso para manter o que chamamos de fronteiras do ego.”
- “As pessoas não sabem que estão presas, não sabem que há um ego. Desconhecem a diferença.”
- “É muito difícil para a mente aceitar que há algo além dela, algo mais valioso e mais capaz de discernir a verdade em si.”
- “Na religião, o ego se manifesta como o demônio. E claro, ninguém percebe o quanto o ego é esperto, pois ele criou o demônio para que você culpe outro.”
- “Não existe inimigo externo, não importa o que a voz lhe diga, toda percepção do inimigo é projeção do ego como inimigo. Nesse sentido, podemos dizer que 100% dos nossos inimigos, são criações nossas. Seu maior inimigo é a percepção interior, a sua própria ignorância, o seu próprio ego.”

Depois dessas frases profundas, e da excelente pesquisa psicológica/filosófica do autor e diretor, fica difícil falar. É filme prá pensar, profundamente, naquilo que colocamos como nossas limitações, nossos medos, nossos traumas, nossos inimigos.

O foco maior está centrado na estratégia e no fato de nossas limitações serem impostas normalmente, por nós mesmos, através de nossos egos. Ou seria de nós para nossos egos? Afinal, somos vítimas de nossos egos ou eles de nós? Ou seria essa afirmação uma síntese da criação de nosso maior inimigo???

O que fica, para euzinha, é uma frase de Dóris: Dentre várias opções de vida, somos o que queremos ser, e nada de idéias paralisantes. Elas nos congelam. O maior inimigo de você, é você mesmo. Suas limitações, seus medos, sua essência que quer manifestar-se e muitas vezes, você não deixa.

4 comentários:

vodka disse...

o filme eh excelente!!!!muito bem montado e pdoerosoo....sobre o livro nao ha copias dele no brasil.sendo somento o americano mesmo"THE ROAD TO SUICIDE" escrito por michael reynold's..mesmo assim descobri que ha 5 volumes....
o livro basicamente´é uma auto-biografia do autor e esse especificamente lida com seus ultimos 17 anos de vida!!dai o nome...!!ha mais coisas vale pena dar uma olhada no link abaixo...bjos

http://findarticles.com/p/articles/mi_m2242/is_1610_276/ai_61947821/

julio disse...

o melhor filme que assisti, mexeu realmente com minha cabeça. Também quero saber mais sobre o filme ou outros filmes no mesmo sentido, se alguém poder me ajudar o endereço de meu msn é julio_cesarjulio@hotmail.com

Vicmendon disse...

O filme é bom demais. Acabei de ver. Realmente, impressionante. Uma luta contra o próprio ego. ^^

Ana Claudia disse...

O filme é realmente muito bom. Também postei algumas coisinhas sobre ele no meu blog. Beijinhos..

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.