O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 10 de março de 2009

Soco DA vida ou soco NA vida



Envelhecer com dignidade, esse é um desafio a ser construído desde a juventude. Ou seria desde a infância? Pois bem, vamos dar uma folga para as kids: desde a juventude.

Para envelhecer com dignidade, é preciso que acima de tudo, a gente se prepare para a velhice muito antes dela chegar. E não falo aqui de artifícios de cirurgia plástica, somente. Falo de conservar-se sadio mentalmente. Isso é se preparar para uma velhice mais digna, menos “velho babão” com carrão bonitão ou vovó abobrinha que faz bolo de laranja ou se veste como a netinha.

E assim como evolui a cirurgia plástica (que EBA! A gente pode recorrer a vários recursos prá “conservar” a juventude!), deve evoluir a mente das pessoas. A BUSCA CONSTANTE DA SABEDORIA. Precisamos entender que o idoso tem direitos, mas tem deveres também. E quanto mais deveres, mais os respeitamos, porque os consideramos como cidadãos.

Concordo que vovós e vovôs devem usufruir de lazer, e muito. Mas acima de tudo, não devem esquecer que podem ser o exemplo de atitude e comportamento para netos ou os abaixo da sua geração. A BASE. Exemplo e bons conselhos, preferencialmente envoltos em uma psicologia inteligente de passar conteúdos e mensagens. Ser legal sem deixar de ser “responsa”, ser ético sem deixar de curtir um bom festerê. O sério não-chato. O bacana não-relapso.

Sempre considerei o seguinte: os mais velhos devem ser respeitados não pela idade que possuem, mas pelo exemplo. Pela base que dão aos mais jovens (assim como “pouca idade” não deve ser a justificativa para as falhas éticas e coletivas, mas isso é pauta prá outro texto).

E sempre, de preferência sempre mesmo, ter um plano B para as situações que surgirem. O plano B é a sabedoria de perceber que ás vezes, nenhum plano adianta nada.

Myke Tyson falou: “Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara.” E a vida dá vários socos na cara, né? Para vencer esses "socos da vida", o importante é ter sempre um plano B. Um aloha aos planos B da vida.

Se você preparar-se para envelhecer, tem menos chance de levar um soco da vida. Até leva, mas levanta antes. E ainda por cima, poderá cumprir a tarefa divina de ser a base de alguém, transmitindo seus ensinamentos.

Isso é envelhecer com dignidade. Perceber que chegou o momento de servir de base para os próximos depois da gente.

E assim, apesar de alguns socos que virão, a gente poderá dar um soco NA vida, depois de receber alguns... Vivendo e aprendendo. Aprendendo e vivendo.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.