O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mano-amigo + Inimigo-meu



O que significa AMIZADE?

Considero que o tempo de uma amizade (se desde a infância ou a poucas horas), não é o único parâmetro para determinar o grau de sua importância. E podemos ser amigos de várias formas:

- AMIGO DE FESTA: é aquele parceiro para a diversão, sempre pronto para qualquer tipo de programa

- AMIGO COLEGA: é um colega de trabalho que você pode confiar (mas sempre, com alguma precaução, que o mundo corporativo não está "brinquedo, não!"), que tem mais proximidade ou afinidade

- AMIGO DE INFÂNCIA: aquela pessoa que nos conhece a muitos anos, nos viu pequeninos, e que pode ou não nos acompanhar para toda vida

- AMIGOS DA FAMILIA: mesmo em uma família, tem aqueles parentes que são mais próximos da gente

- AMIGO IRMÃO: é aquele amigão de alma, aquele que nem precisa estar junto para saber que você não está bem, que lhe entende, escuta e fala as verdades boas e as doidas também. Amigos assim não cobram visitas, abraços, tempo junto. O tempo e o espaço não limitam ou diminuem o enorme amor que sentem um pelo outro. Independente de qualquer tipo de amizade, o que conta não é o tempo, mas o quanto nos doamos nos MOMENTOS DECISIVOS de nossas vidas. Isso é que vai determinar uma amizade vital para nossa vida. Por isso, tem pessoas que conhecemos a pouco tempo e que podem nos ajudar mais do que aquelas que esperávamos total apoio.

E outra questão importante: sempre julguei que as "turminhas", ou seja, amizades somente de um tipo e cultura, nos limitam como seres humanos. Por isso, tenho amigos de várias profissões, tipos, lugares. São eles que "abrem a minha mente" e me fazem enxergar o mundo sobre outros ângulos. Busco com isso, aperfeiçoar-me como uma pessoa com cultura mais variada e interessante.

Então, nossas amizades ajudam a construir o que nós somos, a nossa verdadeira essência.

Mas apesar dessa diversidade de amigos, aqui vale o mesmo que para os relacionamentos, só que de forma mais "light": procure pessoas com valores similares aos seus, para serem aqueles AMIGOS IRMÃOS, que falei a pouco.

E então, seria o inimigo um amigo a ser conquistado?

Vamos ponderar um pouquinho? Vejam:

- Na verdade, ao longo da vida, infelizmente nem sempre todos gostam de todos. Afinidades e valores nos fazem diferentes. Ora, nesse processo de conhecimento de pessoas, que todos nós passamos, essas diferenças podem gerar convergências. Além dos interesses individuais, é claro. Então, o fato de termos "inimigos" não quer dizer que não somos pessoas legais. Ao contrário, até mesmo aqueles que foram (e são) muito legais tiveram pessoas que divergiram deles (Jesus é um grande exemplo disso, não concorda?)

- Pois bem, uma vez que você conhece seus “inimigos” (prefiro chamar PESSOAS DIVERGENTES A MINHA OPINIÃO), podemos passar a afrontá-los e agredi-los (o que não é saudável e nem inteligente) ou TORNÁ-LOS NOSSOS AMIGOS. Sim, esse é o desafio! Quem consegue aproximar-se de pessoas divergentes a sua opinião, é um vitorioso! E se conseguir torná-los amigos, nossa! Que vencedor!

- Trazer o DIVERGENTE prá perto de você e dialogar, é nobre e superior. E mais seguro. Sim, porque se você tem o “inimigo” próximo de você, tem o controle do que está acontecendo. E melhor; corre o “risco” de ampliar a sua “carteira” de amigos! Ás vezes, o seu maior inimigo pode se tornar um fiel amigo, se convencido com elegância, respeito e sabedoria. Ambos devem abrir a mente; você e seu DIVERGENTE.

Demagogia? Não mesmo. Essa é a posição madura das pessoas realmente sábias, e que transformam o mundo num lugar melhor e mais saudável prá se viver. Porque afinal de contas, estamos todos no mesmo barco.

E veja algumas frases inteligentes a respeito disso:

“Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam, e do caos nascem as estrelas.” (by Charles Chaplin)

“Olho por olho... e o mundo ficará cego.” (by Gandhi)

“Estranho não equivale a inimigo, mas a amigo que ainda não conhecemos.”(by Gleen)

E aí, mano-amigo, gostou? E vamos ao ícone da amizade e do amor, "O Pequeno Príncipe": http://www.youtube.com/watch?v=QJCIdULqaDQ

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.