O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Menos mágoa = menos stress



Estou associando mágoa com stress. Por que? Porque se nos magoarmos menos, seremos menos estressados. Sendo menos estressados, nos magoamos menos. Conversa de doido? Não é lógica! Para magoar-se, basta ter sentimentos. E as DORES DA ALMA é que nos fazem crescer: não é errado senti-las, mas é "errado" permanecer com elas. Errado porque nos corrói e impossibilita novas experiências. Geram preconceitos e paradigmas. O importante é ter orgulho das cicatrizes, porque são elas, que nos permitem dizer: EU SOBREVIVI. I AM A SURVIVOR! E por que sofremos tanto quando ficamos magoados?

Na verdade, a gente se permite sofrer. Tem muito a ver com a nossa EXPECTATIVA perante as situações e as pessoas. Colocar expectativa não está errado, mas a intensidade com que colocamos essa expectativa é que deve ser dosada.

Esperar o menos para receber o mais, lutar pelo melhor e alegrar-se com o que vier. É sábio e muito difícil.

“Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará.” (by D. Elton Trueblood)

“Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas.” (by William G. Ward)

Então, duas atitudes são vitais para sofrermos menos: ter MAIS desprendimento e MENOS expectativa. Essa equação fica assim: + DESPRENDIMENTO – EXPECTATIVA = – SOFRIMENTO

E então, é possível alguém evitar o stress?

O stress nos acompanha sempre (as crianças já estão ficando estressadas no berço, é fato!), e existe o bom e o mal stress. Ficar completamente “light” pode me levar a NÃO-AÇÃO. Ficar adrenalizado demais pode me levar a AÇÃO-DEMAIS. Ambos não são bons, e são estressantes.

O stress com alguma situação ou pessoa pode nos levar ao movimento, nos conduzir a ação, a quebra de paradigmas e a busca de mudanças. Nesses casos ele é o bom stress, que conduz a AÇÃO. Mas quando não nos limitamos, ou nos pré-ocupamos em excesso, o stress é negativo, e pode nos levar a ATROFIA ou DECEPÇÃO. Ou pior, a consequências mais sérias, como a depressão e outras doenças psíquicas.

O que pode gerar stress?
- Ser demitido/procurar job/participar de processos seletivos;

- O divórcio/separação/dissolução de uma relação;

- Uma doença/problema de saúde que exige nossa paciência e a busca da cura/melhora;

- Conviver com pessoas pessimistas e fúteis, que só pensam e agem pelo dinheiro (seja para consumi-lo, ou para conquistá-lo);

- A morte de um parente/amor da sua vida.

(Esses são alguns motivos que todo mundo acha estressante. Mas existem outros, alguns menores/específicos/individuais. Eles podem ser mais fáceis para alguns e mais difíceis para outros, depende de cada indivíduo).

E como evitar o stress? Fui atrás na net e achei o seguinte, do site: http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=26097 (VEJA DICAS PARA ADMINISTRAR O STRESS. É bem legal).

Vou tentar não ficar estressada aguardando seus comentários, leitores!

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.