O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Poder com humildade: o último grito



Vamos analisar a relação que nossas atitudes têm a ver com humildade e poder? Vamos lá?

Será que vale a pena ser humilde?

A frase de Platão, responde a essa questão: "Só sei que nada sei."

Quanto mais se busca conhecimento, mais a humildade deve caminhar próxima. Porque ao ampliarmos os horizontes do pensamento, mais percebemos que existe muito ainda a ser descoberto.

E da internet: “Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que por detrás da matéria há algo de inexplicável”.

Existirem pensamentos assim nos conforta, e nos faz perceber que somos minúsculos perante o todo, perante todas as coisas. Porque então, não ser humilde? O motivo de tanto stress em nossas vidas está ligado a busca constante do sucesso e do apego a esse tão sonhado sucesso.

Ter sucesso é ser um pouco de Platão e Einstein: perante tantas descobertas, perceberam que ainda tinham muito a descobrir. Grandes exemplos.

E o que é ter poder?

O poder está mais associado ao respeito e ao caráter do que qualquer outra coisa. Só tem poder sobre alguém ou alguma coisa, quem tem o seu respeito. E respeito se adquire com caráter.

"Conhecimento dá poder, mas só o caráter grangeia respeito" (by Bruce Lee).

E por que as relações humanas são recheadas de falsidade, mentira, hipocrisia e segundas intenções? Por 3 características básicas:

1) Insegurança
2) Inveja + Egoísmo
3) Falta de ética
A primeira leva a segunda, que leva a terceira.

Se você conseguir dominá-las e evitá-las, não será falso, mentiroso, hipócrita e sempre terá as melhores intenções com todos. É fácil. Mas é preciso treinamento diário e perseverança. Pois...

...existem 3 coisas que não voltam mais:
1) A flecha lançada
2) A palavra proferida
3) A oportunidade perdida

A humildade conduz ao justo poder, alicerçado pelo controle das atitudes ligadas a falsidade, mentira, hipocrisia e segundas intenções. Auto-controle. Luta contra a mesquinharia. Esse é o maior poder.

Que bom seria se os líderes políticos, empresariais, religiosos e todos nós, que de alguma forma exercemos liderança, agíssemos assim. Menos egoísmo e mais coletividade = menos pessoas sob efeito do stress e da depressão. Acredito sim no coletivo, mas já cai da nuvem, faz um tempinho. Mas continuo com esperança. Nas pessoas. NA BASE DO GRITO* OU NÃO.

"O que me assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons." (by Martin Luther King).

*Da internet: O Grito (no original Skrik) é uma pintura do noroeguês Edward Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. Veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch)

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.