O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Transparência e Efeito Borboleta

O caráter pode ser medido?

Você conhece alguém que diz que é um cara legal, ético, bacana. Fala o tempo todo "eu faço a minha parte". Vai á igreja, é caseiro, tem um bom trabalho. Não curte "balada" porque considera que não seja legal (Por que?). Teoricamente o cara é um grande chefe de família. Um exemplo! É, mas ele banca o mais "esperto", "tira alguém prá otário", entre outras coisinhas. Vota no cara que não pensa no coletivo mas é seu amigo, usa o horário do trabalho prá paquerar no Msn, essas coisas. E esse seu amigo continua achando que é ético, né?

Cá entre nós, o que você pensa, de fato, dele (do seu amigo descrito acima, valendo qualquer uma dessas situações)?

O que eu penso? Particularmente, acho que precisamos retomar valores e princípios DO BEM. Não é careta ser ético, e ser "espeeeerto" é egoista.

Ninguém está olhando: posso fazer?

Estou anônimo: posso tudo? Afinal, ninguém sabe onde eu moro, meu telefone, quem eu sou... Sou muito esperto!!!!!!Você concorda com isso?

NUNCA somos totalmente anônimos: não existe o "esperto" para sempre. Alguém sempre conhece alguém que conhece alguém que conhece alguém que conhece VOCÊ! Existe até a TEORIA DO 6: nossa vida é uma linha que une cada um de nós até a sexta pessoa. E assim sucessivamente.

Você tem que demonstrar o que você é DE FATO. Transparência é a nova onda. Quando as pessoas deixarem de PARECER SER, passarão a SER, de fato. Menos aparência. Mais verdade. Isso vale para tudo: vida pessoal, profissional. Vida coletiva. Se você for TRANSPARENTE = VERDADEIRO, reservar-se para que?

EXEMPLO DE ATITUDE É A MAIOR ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DO CARÁTER.

A vida é uma sequência de CAUSA E EFEITO. Independente da crença de cada pessoa, tudo que fazemos no presente, tem efeito no futuro. E o AGORA é a consequência do ONTEM. Logo, AMANHÃ a gente vai saber se o que plantou hoje foi bem semeado.

EFEITO BORBOLETA: o que eu faço aqui pode ter sérias consequências LÁ. Lá em qualquer lugar.

A vida é simples e bela. Nós a complicamos para nós mesmos e pior, para os outros.

Sejamos O CONTRÁRIO desse provérbio popular: "Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno." Vamos enxergar o pedacinho que enxergamos do céu como um grande estímulo para sair desse poço.

E do Fernando Pessoa (Poeta e Escritor):

Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo.

Ah, veja: TRANSPARÊNCIA BRASIL: http://www.transparencia.org.br/index.html

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena q pessoas vazias e mascaradas tenham tomado conta do mundo... São poucos os q se mostram verdadeiramente e colhem bons frutos disso...
Mas se ainda existe 1 q seja, não podemos deixar de acreditar na humanidade...
Gostaria de ter a habilidade necessária com as palavras para elogiar as tuas, q são merecidamente dignas de ELOGIOS!!!

"Aloha"

R.

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.