O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sábado, 4 de abril de 2009

Valores sem valores



Existem dois cachorros dentro de nós: um bom e um ruim. Qual sobreviverá? Saiba no final desse texto.

Vivemos num mundo em que os valores estão cada vez mais distorcidos. As pessoas valorizam mais granamoneygelddinheirinhonomeubolso que seus próprios valores. Valores? Ás vezes tenho a impressão que algumas pessoas nem sequer sabem o que são valores.

Sabe aquelas perguntas que fazemos em família, perguntas “ingênuas” até, de ordem ética? Lá mesmo, no nosso lar, ficamos decepcionados com a posição de um parente, já não lhe aconteceu? E ainda tem gente que critica somente os políticos...

Precisamos refletir mais sobre isso. É na família que começam os piores erros da humanidade.

Acredito que em ética e valores não existe mais ou menos. Ou é do bem, ou é do mal.

A gente pratica (ou não) ética todos os dias. DESDE AS MAIS SIMPLES DECISÕES. É difícil o justo caráter, eu não disse que era simples. Mas é uma prática diária.

E se a ética é fundamental para a convivência, porque em nossa casa é difícil aplicá-la?

Pergunta muito profunda, ampla e fundamental. Na verdade, a família ainda continua sendo a base de tudo. E se na família a ética não for aplicada, como será nos outros ambientes de coletividade?

Acho que a dificuldade de aplicá-la deriva do próprio significado de ética (pesquisado da internet): “A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores, costumes, de onde se derivou a palavra moral). Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a SOCIEDADE/COLETIVIDADE, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.” Como as pessoas estão cada vez mais individualistas e egoístas, estão esquecendo do bom para a sociedade e pensando só no bom para o individuo. Logo, egoísmo e inveja são as principais razões para a não prática da ética familiar. Precisamos urgente rever os nossos conceitos, valorizando mais a auto-estima construtiva e “detonando” o egocentrismo, que coloca o EU NO CENTRO DE TUDO O TEMPO TODO.

A começar, na minha, na sua, na nossa casa: precisamos refletir mais sobre isso, pois é na família que começam os piores erros da humanidade, SIM. Então, se os PAIS deixarem de ser pais para serem somente AMIGOS, quem educará as próximas gerações? E vou mais adiante: o mesmo vale para os professores e os líderes (os chefes). Gestores e mais gestores de empresas, líderes de equipe podem e devem exercer o exemplo do que é ético e correto. Acredito sim, em um mundo melhor, mais com ATITUDES de quem tem o poder de mudar as situações para vivermos em um mundo mais justo e digno para todos. E cada um de nós, tem o poder sobre determinadas situações. É só párar para pensar. Julgar menos os outros, agir mais.

Não distorça o que realmente tem valor. Alimente o cão do bem. O cão que sobrevive, é aquele que alimentamos.

Vamos olhar mais para nosso umbigo e ver nossos próprios erros? Nesse caso, é vital para a sobrevivência de mais "pessoas do bem".

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.