O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Crie na Crise



Crise, o que é?
1
ataque repentino de doença
uma crise cardíaca
ter uma crise de fígado
2 período difícil
crise econômica
um casamento em crise
passar por uma crise
3 reação forte
ter uma crise de nervos

Crise, o que é? Crise vem do grego krisis, ação de separar, de romper, que também originou a idéia de crítica, a atitude individual, ou subjetiva, de separação, mais próxima daquilo que se entende por julgamento. Em qualquer circunstância, a crise aparece sempre disfarçada de crítica, porque o julgamento tem sempre tendência para ser polêmica, guerra (polemos), luta pela existência e, consequentemente, luta pelo poder. Crise, em sentido etimológico, tem, assim, a ver com um juízo.

A situação fica mais difícil? A economia se retrai? Até que sim. Mas na real, quanto mais falarmos sobre CRISE como um aspecto negativo, mais deprimidos ficamos. CRISE = MUDANÇA. E toda mudança é uma oportunidade de crescimento. Então, desistir e choramingar, prá quê? O importante é fazer diferente do que sempre se fez. É daí que surge a solução.

"Insanidade é fazer as mesmas coisas sem parar, esperando resultados diferentes."

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado". Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."

(Ambos, sábios pensamentos de Albert Einstein)

E transcrevo aqui, trechos de excelente matéria da REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS, de Março de 2009:

“Não estamos vivendo uma crise, mas uma nova realidade.”(by Ivan Zurita, Presidente da subsidiária da Nestlé, no Brasil)

“Agora é a baixa da maré. É a oportunidade para quem entendeu o que estava acontecendo, que não achava que os grandes resultados eram só mérito seu, que estava consciente de que surfava numa onda favorável, e por isso, se preparou para estar bem em épocas difíceis.” E “As exportações correspondem a 12,6% do PIB brasileiro e não 45%, como na China. No Brasil, o consumo das famílias representa mais de 60% do PIB, ou seja, até certo ponto, o mercado interno pode contrabalançar os efeitos da crise externa, se não houver contaminação do espírito pessimista.” (by Marcel Telles, sócio da multinacional cervejaria Anheuser-Busch InBev)

“Se a crise bater na porta, nós não vamos abrir.” (by Márcio Utsch, Presidente da Alpargatas)

Manjada frase, mas legal: Tire o SSSSSSS da crise. CRIE! Seja criativo, busque as soluções daquilo que você menos espera!

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.