O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

domingo, 21 de junho de 2009

No futuro, vai faltar estacionamento



Infraestrutura urbana. Esse é um assunto grave e possivelmente caótico, para um futuro bem próximo. Sim, daqui a pouco, vai faltar estacionamento nas cidades. Você tem reparado como está cada vez mais difícil estacionar?

Encontrei na internet:

Estacionamento é o nome dado à área do terreno de um hospital, centro comercial, estádio - ou qualquer outra estrutura - onde os motoristas podem estacionar seu carro em uma área demarcada (chamada de vaga). Há estacionamentos abertos e fechados (que são geralmente no subsolo da construção).

Diferentemente das garagens, os estacionamentos são construídos para o uso temporário das vagas (durante o período em que o cliente trabalha ou passeia pela região), e não permanente, apesar de que em muitos lugares, como em prédios de escritórios, algumas pessoas estacionam sempre em uma mesma vaga reservada. Apesar de existirem locais que não cobram pelo serviço, geralmente é cobrada uma taxa pelo aluguel da vaga, que é pago pelo valor correspondente ao número de horas que o veículo ficou estacionado.

Além dos estacionamentos como os de hospitais e clubes, que pertencem à própria estrutura, existem os estacionamentos independentes, que são estabelecimentos comerciais que têm muitas vezes como único serviço o aluguel de vagas. Em alguns destes, além do pagamento pelo número de horas, também é possível pagar uma mensalidade, que concede ao cliente o direito de deixar o carro estacionado quando for necessário.

Em alguns países, os donos dos estabelecimentos são obrigados por lei a reservar uma porcentagem de vagas para motoristas que apresentam deficiências físicas.
Problemas nos estacionamentos

Alguns dos problemas mais comuns nos estacionamentos são:

- Batidas leves: em lugares como hipermercados e shoppings, o número de carros é grande, e nos horários de maior movimento, a maioria das vagas são ocupadas. Quando o espaço entre as vagas é pequeno, podem ocorrer pequenas batidas.
- Falta de vagas: na mesma situação acima, às vezes motoristas precisam aguardar até uma vaga ficar disponível. Alguns usuários de estacionamentos pago algumas vezes irritam-se com os preços cobrados, que em alguns locais podem ser mais elevados em virtude do custo do aluguel do imóvel, os tributos, o seguro, manobristas e o risco inerente ao serviço.

Zona Azul

Zona Azul ou Área Azul é uma modalidade de estacionamento, utilizado em grandes cidades para incentivar a rotatividade de vagas. No Brasil, é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais. Limitando o tempo de estacionamento é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

E para pensar: como a gente pode colaborar? O que pode acontecer?

E para se divertir:

http://pt.yupis.org/jogos-estacionar/

http://www.jogarjogosdabarbie.com/jogo-de-manobrar-carro-no-estacionamento.html

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.