O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

domingo, 13 de junho de 2010

O medo te faz voltar prá casca




Quem não tem medo, é livre. Sabe, tem coisas que nos movem prá ação. E outras que nos freiam, nos congelam, nos limitam. O medo é a pior delas.

E todos, realmente todos, tem medo em algum momento da vida. De alguma coisa. De alguém. Ou de si mesmos.

O medo nos dá limites, e talvez isso possa até salvar nossa vida. Mas é preciso viver aventuras (veja essa entrevista de Simon Murray: http://veja.abril.com.br/190510/preciso-viver-aventuras-p-021.shtml)

E importante: os medos mudam na nossa vida, de acordo com a fase que vivemos e as experiências que passamos.

A um tempo atrás, não tinha noção do prazer que é caminhar. Até não poder caminhar, e precisar das muletas prá isso. Passou a situação, mas o medo ficou. O medo de passar por aquilo de novo.

Outros têm medo de amar. Sofreram prá caramba numa relação, e ao terminar essa relação, ficaram com traumas emocionais. E algumas vezes, “optam” em não amar mais. Que medo de amar é esse? Se amar é natural do ser humano?

Outros têm medo de esportes radicais. Mas já experimentaram saltar de pára-quedas, surfar no marzão do Hawaí, andar a 340 km/h com uma supermegaultra moto de sei lá quantas cilindradas? Emoção é bom... é adrenalina!

Outros têm medo de falar. Porque um dia, foram calados.

Por isso tudo, digo: quem puder se libertar do medo será o mais livre dos seres humanos. E vive la libertad!

Veja essas definições na internet:

Liberdade, em filosofia, designa como a ausência de submissão, de servidão, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. Ainda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Não se trata de uma separação entre a liberdade e o homem, mas sim de uma sinergia entre ambos para a auto-afirmação do Ego e sua existência. E na equação entre Liberdade e Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e, paradoxicamente, o instrumento para a liberação do homem.

Medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, além de depressão e pânico.

Algumas frases:

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.” (Fernando Pessoa)

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” (Leon Tolstoi)

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.” (George Bernard Shaw)

“Não creio, no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem. Todos agem não apenas sob um constrangimento exterior mas também de acordo com uma necessidade interior.” (Albert Einstein)

“Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.” (George Orwell)

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” (William Shakespeare)

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.” (Charles Chaplin)

“Eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.” (Luis Fernando Veríssimo)

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” (Platão)

“Quantas coisas perdemos por medo de perder.” (Paulo Coelho)


Muita e boa liberdade prá você, sem medo!

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.