O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Relações com Tesão. E Química




Nada como um texto que encerre o ano e fale sobre aquilo que todos buscam desesperadamente, na vida adulta e sadia: ele. O SENHOR TESÃO.

Fala-se por aí que tesão é necessário para a vida. E é.

Mas o tesão que falo aqui, desculpe para quem não aguenta o tranco, é o TESÃO. Aquele mesmo. Que todos em algum momento da vida, devem ter sentido. Falando ou não falando disso, sim, um dia, ele esteve em sua vida. Espero que para sempre. Uhuhu! Mas e aí, e tesão é o mesmo que química?

Não, acho que não. Você pode ter tesão, e não rolar química. A química envolve recíproca. Envolvimento.

Química não se acha em toda esquina. Na real, nem sempre rola química com todo mundo. Mas o que é química?

Química é arrepio. É pele no pêlo.
É cheiro. Ligeiro. Urgente. Vigente.
Química deixa tonto. Tonta. Tira da casinha.
Literalmente. Incondicionalmente.
E te faz tirar o que rima com "inha"...
Faz você mudar. Transpirar. Misturar.
É cheiro que combina. E não se elimina.
E você acha que se acha assim, no ar?
Experimenta achar!
Faz a cabeça esquecer. E o corpo querer.
É deixar a marca, é querer pertencer. Ser. De.
Ser de quem se quer. E que também queira você.

Da internet, sites variados:

De forma prática, poderíamos descrever esse sentimento como "um conjunto de qualidades e características variadas que existe no outro e que passamos a admirar", segundo especialistas em relacionamento.

"Ter química com alguém é quando acontece uma atração imediata. Notamos isso ao sentirmos em nosso corpo algumas reações, como o coração batendo mais rápido, o gosto do beijo agradável, além de considerarmos a companhia do outro a melhor coisa do mundo", diz Letícia Guedes, psicóloga e membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC).

"A química ocorre quando um se sente bem ao lado do outro, há compreensão entre elas, a conversa flui de forma agradável, o humor é presente na relação e um sente falta de estar ao lado do outro", explica Thiago de Almeida, autor dos livros "Relacionamentos amorosos: o antes, o durante e o depois" e "Ciúme e suas consequências para os relacionamentos amorosos".

"É perfeitamente possível sentir uma forte sintonia com alguém e passar bons momentos ao lado dessa pessoa sem nunca ter a tal química com ela. Há ainda quem prefira relacionamentos mais controláveis e racionais. Porém, se você deseja ter experiências emocional e sexual mais poderosas, com certeza deve ficar com aquela pessoa com quem tem vontade de atirar contra a parede e trocar todos os fluídos a que tem direito", avalia a psicóloga Carla Cecarello.



E veja essa frase sensacional da Clarice Lispector:


Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.