O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Classe média não é coxinha


Fé transformada em arma de manipulação: Pessoas, usem mais o cérebro. Não sejam massa de manobra. AMEM. E amém.

Tenho visto, muito e mesmo, manifestações distorcidas sobre a chamada “classe média”. Aos “dirtorcedores” de plantão: que busquemos uma “classe médica” a eles! Hello! Caso médico!

Na boa, a classe média, antes de mais nada, mudou muito nos últimos anos. Primeiro que a classe média do passado, dos anos 70, não é a mesma dos anos 2000. E a dos anos 2000, não é a mesma do ano 2016.

Veja como alguns radicais com uma lastimável visão antiga, ainda enxergam a classe média, com expressões ditas dessa forma (não acredite nisso, por favor):

  • “Papagaio de telejornal”, e que acredita na imparcialidade da revista semanal
  • Não usa ônibus e somente seu carro (normalmente comprado a muitas prestações)
  • Sempre está no limite do cheque especial, porque compra além do seu alcance pessoal
  • Usa cartão de crédito para pagamento de roupa, gasolina, supermercado
  • Faz viagens para lugares tipicamente ditos por quem não se caracteriza como “coxinha” (que lugares seriam esses? Fernando de Noronha, Cancun?)
  • Não se preocupa com a favela, porque vive fora dela
  • Ou não se preocupa com os pobres e com a infraestrutura de bairros mais populares, porque vive na zona sul
  • Faz protesto ou reclama da violência só quando envolve pessoas de seu próprio bairro, ou a filha do executivo ou empresário
  • Acredita e defende pena de morte, a redução da idade penal e a construção de presídios beeeeeem longe de sua cidade ou bairro
  • Se incomoda com o pedinte ou o malabarista de sinaleira e com o camelô do centro da cidade
  • O traficante passa a ser problema só quando ele (traficante) sai da favela e vem para o centro ou regiões “nobres” da cidade


Além dos itens acima, essa é a principal visão desses que depreciam tanto essa dita classe média: o empresário é quem “construiu” a classe média, para aumentar o consumo e seus lucros. O vilão é sempre o empresário.

Sério que ainda tem gente que acredita nisso, mesmo? Hello, sério?

Pare de considerar que coxinha não tem visão social. E pare de chamar classe média de coxinha. Você está demonstrando que apesar de considerar-se engajado e intelectual, está fora da atualidade contemporânea de comportamento.

Esse estudo e visões são amplos e apenas estão começando. Porque estamos no inicio de uma gigantesca mudança. Não colabore para disseminar uma visão completamente ultrapassada, como se ainda vivêssemos na década de 70 ou 80.




Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.