O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Design e Funcionalidade


Antes de mais nada, peloamordedeus: não confunda design com designer. Hello. Vejo muuuuuuuuitas pessoas escrevendo uma coisa e pensando em outra, de acordo com o subentendido da frase.

Design é o ato de conceber, desenhar possibilidades de produtos, peças gráficas e até conceitos, prevendo aproveitamento de espaços, tendências de mercado, hábitos de compra e comportamento do cliente ou consumidor.

E o designer é o profissional que desenvolve essas concepções e projetos. É o profissional que atua na área.

Definições da internet:

Design: a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação, etc) no que se refere à sua forma física e funcionalidade.

Designer: é um profissional que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico para elaboração de projetos.

E quanto à funcionalidade? Basta ser esteticamente bonito e não ser aproveitável em termos de funcionalidade? Na realidade, a longo prazo, creio que não. É bonito “de cara”, mas precisa ser útil, prático, e não somente impressionar, “causar”. A não ser, é claro, que estejamos falando de um concurso pura e simplesmente de estética, de visual. E mesmo assim, no way.

E o bom profissional de design avalia tudo que falamos a mais um item muito importante: a matéria-prima empregada, lembrando de tendências de sustentabilidade, aliando preços mais justos e de acordo com a realidade do mercado de interesse da marca.

Ah, e não esqueça: design conta uma história, acima de tudo, de uma marca. Seja de produto, pessoa, empresa ou evento. Ou seja lá o que se esteja criando ou remodelando.

E aqui, alguns itens que unem funcionalidade à estética:


E tudo de bom:

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.